IPv6 uma realidade cada vez mais próxima!!!

Publicado: novembro 28, 2012 em REDES
Tags:, , ,

O IPv6 é o protocolo proposto pela Internet desde 1998 para substituir o IPv4, que não tem mais capacidade para suportar o crescimento e o desenvolvimento da rede. Em 6 de Junho de 2012 aconteceu o World IPv6 Launch, ou Lançamento Mundial do IPv6.

O IPv6 é uma solução para este problema e também é provido de novos recursos, tais como o suporte a novas tecnologias de rede (ATM, Gigabit Ethernet, entre outros). Para solucionar o problema de disponibilidade de IP’s atual, O IPv6 é uma implementação de 128 bits, o que eleva extraordinariamente o número de endereços IP disponíveis, ao contrário do IPv4, que é uma combinação de 32 bits.

Com o IPv4 era possível conectar 4.294.967.296 dispositivos diretamente a internet, com o IPv6 o número de dispositivo passa para 340.282.366.920.938.463.463.374.607.431.768.211.456, o que representa cerca de 79 trilhões de trilhões de vezes o espaço disponível no IPv4.
Segundo publicado no site do Google dedicado a explicar o IPv6, a previsão é que até 2016 tenhamos mais de 20 bilhões dispositivos conectados a internet.

O esgotamento dos protocolos de acesso à internet mais usados na maior parte do mundo está perto do fim e, mesmo sem oferecer o risco de uma pane geral no uso da web, deve servir de incentivo para que provedores de internet e demais serviços online comecem a se preparar para a chegada do IPv6. O Brasil recebe seu lote de endereços IP a partir de um bloco maior distribuído para a toda a região das Américas e Caribe. Segundo associações internacionais, o estoque de IPv4 deve durar até 2014 no país e na América do Sul. Os lotes europeus têm fim estimado para junho de 2012 e para a América do Norte, julho de 2012. A previsão mais preocupante se refere à Ásia, onde a internet cresce mais que nos outros continentes, impulsionada principalmente pela China e Índia. O estoque deve chegar ao fim no continente asiático por volta de agosto deste ano. Estimativas mostram que os dois sistemas devem continuar a funcionar normalmente por volta de mais uma década, mas com a adoção cada vez maior do IPv6, pode ser que um usuário da web que tenha um smartphone, por exemplo, cuja conexão seja baseada no IPv6 não consiga acessar um portal que ainda não esteja pronto para essa tecnologia.

 

Em breve mais postagem sobre essa nova tecnologia.

Se tiver dúvidas comente ou me envie um email

inf.brunodasilva@hotmail.com

Abraços

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s