Como usar a bateria de notebook corretamente evitando assim o velho problema de “viciar” ?


A maioria dos notebooks utiliza bateria de íons de lítio (Li-Ion). Em teoria, ela não deveria apresentar quaisquer problemas de “vício” ou perda de capacidade como era perceptível a alguns anos atrás nas antigas baterias de níquel cádmio.
Porém, a história é bem diferente na prática, quando vemos que a carga não dura nem metade do tempo que é prometido. Abaixo você verá algumas dicas de como aumentar a vida útil da bateria de seu notebook.

Os fabricantes de notebook e baterias vendem a idéia de que é até saudável manter  o carregador constantemente conectado no notebook  mesmo com a bateria completa, pois as novas bateria de lítio possuem um sistema  que bloqueia o carregamento da bateria após ela já estar completa o que teoricamente elimina o problema do efeito “vicio” muito perspectivos a uns anos atrás nas antigas baterias de níquel cádmio. Porém o problema agora é outro se refere a os ciclos de cargas das baterias.

As novas baterias de lítio contrário do que muitas pessoas pensam elas foram desenvolvidas para durar por ciclos de carregamento ou seja todas vez que a bateria é descarregada e carregada novamente  é queimado um ciclo. As novas baterias de lítio com 6 ou 9 células são fabricadas para durar em torno de 300 á 500 ciclos de recargas após isso a bateria começa a apresentar desgaste.

Veja algumas dicas que vão prolongar a vida útil da sua bateria:

  • Manter o carregador constantemente conectado no notebook eleva a temperatura do equipamento levando a um desgaste maior dos componentes químicos da bateria.
  • Ao contrário do que a maioria pensa não é saudável deixar a bateria zerar para carregar novamente. O ideal é carregar a bateria quando resta entre 40% a no máximo 20% de carga, para não queimar um ciclo desnecessariamente.
  • Faça DESCARGA/CARGA na Bateria em média 3 vezes por mês no máximo para garantir a correta utilização das células da bateria.
  • Para guardar por muito tempo, nunca carregue a bateria e retire do notebook. (quando voltar pra pegar e usar ela no notebook, corre o risco de ter perdido a capacidade de carga de antes)
  • Nunca deixe o seu notebook no carro ou exposto, em qualquer circunstância, à luz do sol. O calor sol poderá elevar a temperatura da bateria.
  • Notebook e praia não combinam. O ambiente corrosivo, devido à proximidade ao mar, leva à oxidação dos conectores da bateria. Além disso, a temperatura normalmente é mais elevada, potencializando ainda mais os riscos.
  •  Opte por recarregar a bateria quando o notebook estiver desligado.

Conclusão Final

Tente seguir as dicas básicas passadas aqui,  o mais importante é não deixar a bateria acabar completamente até que se desligue, é com isto que você deve se preocupar mais.

Espere que essas dicas te ajudem a usar corretamente a bateria do Notebook.

Já estou preparando um novo post de como recuperar baterias viciadas em breve…

Qualquer dúvida comente abaixo ou enviem um Email.

inf.brunodasilva@hotmail.com

Abraços.

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s